Contexto Gestão Empresarial
Fechar
Pesquise no conteúdo

Competência para competir

Publicada em 03/11/2020

O americano Gary Hamel e o indiano C.K. Prahald, escreveram um dos livros mais influentes de meados da década de 90 - Competindo pelo Futuro, e nesta obra, endossaram um dos termos que virou moda no mundo da administração: as competências essenciais.

Como profissional da área de RH, tenho percebido que no mundo corporativo, a palavra competência tornou-se ordem em qualquer área de trabalho. O termo “competência”, que propõem o significado de alguém qualificado para exercer determinado cargo, já descartou muita gente dos processos de seleção de pessoal.

E são muitos significados para o termo “competência”. Então, proponho utilizarmos a definição como a forma pelo qual o profissional irá interagir com o mercado de trabalho, disponibilizando suas características técnicas e comportamentais, em prol de resultados mensuráveis para a organização.

O nível de competência poderá ser medido por meio dos resultados obtidos, junto ao tempo utilizado, esforço e criatividade desenvolvida.

Portanto, para satisfazer às exigências do mercado é cada vez mais importante que o profissional possua uma visão global do ambiente de trabalho e desenvolva o maior número de competências técnicas e comportamentais para o seu sucesso. Como exemplo, podemos citar a qualidade no atendimento ao cliente, que exige habilidade de comunicação e relacionamento interpessoal.

O profissional, que não desenvolver e aprimorar competências, e deixar de construir seu próprio desenvolvimento pessoal, sem atitudes, está fadado ao insucesso. Para que isso não ocorra com você, trago logo abaixo uma pesquisa sobre competências, com referência de McCauley, em 1989, quando já havia elencado o atributo de “aprender depressa”, como uma das dezesseis competências essenciais.

É importante ressaltar que ser competente já não basta mais; o diferencial hoje no mercado de trabalho é ser competitivo e estar competente, proporcionando resultados em curto prazo com interatividade no ambiente organizacional. Ter foco nos resultados e exercitar seu desenvolvimento e aprimoramento pessoal contínuo são essenciais.

Por tudo isso, é muito importante que o candidato a qualquer vaga de emprego, ao participar de uma entrevista, fale sobre resultados atingidos em seus últimos empregos. Ao falar sobre resultados alcançados, o profissional de RH, com domínio na metodologia de entrevista por competências, conseguirá extrair as competências existentes no perfil do candidato.

Mais Artigos

Sobre Nós

A Contexto está conectada com o mundo e suas transformações por meio das pessoas, seus processos e tecnologia na construção do conhecimento no ambiente..

Contate-nos

Rua Paulo Antônio do Nascimento, 145 Sala 132
Jd. Portal da Colina Edifício Planeta Master Office
CEP 18047-400 Sorocaba, SP

Telefone+55 15 3342 4295

WhatsApp+55 15 99692 5181

Equipe
WhatsApp Digite sua Dúvida